Saúde Todos

Janeiro branco busca mobilizar sociedade em prol da saúde mental e emocional

A campanha do Janeiro Branco se dedica a sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.

A campanha se dedica, principalmente, a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Karine Kim é psicóloga.

De acordo com a psicóloga ouvida pelo Blog do Raoni, Karine Kim Matsumi Bathke Veiga (CRP 08/26951), o mês de janeiro significa o começo de um novo ano e assim é um bom momento para pensar no assunto: “Como todo começo, estamos sempre dispostos a colocar nossos planos, ideias e iniciativas em ações, por isso, é o mês ideal para realizar a conscientização da saúde mental. É essencial estarmos cuidando da nossa saúde, seja física e/ou emocional” disse.

Ainda segundo Karine Kim, a maior dificuldade diante da prevenção e tratamento dos transtornos psicológicos se encontra no “preconceito das pessoas diante disso a falta de conhecimento acerca da saúde mental e do tabu acerca do sofrimento humano que ainda é muito presente na sociedade. Precisamos estar dispostos a compreender o sofrimento do outro, a acolhê-lo e acima de tudo a respeitá-lo e permanecer na luta por um mundo mais empático” afirmou.

Vale lembrar que só no Brasil a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas.


Deixe um comentário