Campo Mourão Educação Todos

Jovem Aprendiz inicia curso com mais 50 no CIP

Mais 50 jovens contratados por cinco empresas da cidade pelo programa Jovem Aprendiz iniciaram nesta segunda-feira (05), o curso de Assistente de Produção no Centro de Iniciação Profissional (CIP). Em parceria com o Senai, o curso oferece formação teórica duas vezes por semana no CIP. Outros três dias eles executam atividades práticas nas empresas.

Os jovens selecionados foram recepcionados pelo prefeito Tauillo Tezelli, pela secretária municipal de Ação Social, Márcia Calderan, pelos vereadores Sidnei Jardim e Edoel Rocha, além da coordenadora do CIP, Marcileia Mingroni. “Os jovens que se dedicam e demonstram interesse geralmente são efetivados pelas empresas. Na prefeitura, por exemplo, foram aproveitados estagiários que se destacaram”, enfatizou o prefeito Tauillo, ao estimular os jovens a aproveitarem a oportunidade.

A coordenadora do CIP lembra que cada empresa tem um sistema de recrutamento para a contratação dos jovens. “A seleção não é feita pelo CIP e sim pelas empresas, conforme o critério de cada uma. Nós encaminhamos os cadastros conforme o perfil que a empresa solicita”, esclarece, ao acrescentar que recentemente uma empresa solicitou 220 cadastros para 70 vagas. “Essa empresa aplicou um teste seletivo”, relata.

Atualmente mais de 3 mil jovens estão cadastrados no CIP. “É importante que eles mantenham os cadastros atualizados”, ressalta Marcileia. A Lei 10.097/2000 estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato pode durar até dois anos, onde os jovens têm a oportunidade de inclusão social e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país.

O CIP é vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e está localizado na Rua Marfim (Jardim Shangri-La). Para se cadastrar é preciso apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência em Campo Mourão. O telefone é 3529-1436.


Deixe um comentário