conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Memória do Movimento Estudantil

Memória do Movimento Estudantil. O início em Campo Mourão.

Hoje na nossa série Memória do Movimento Estudantil vamos tratar do início do movimento em Campo Mourão e não foi apenas no dia 11 de Agosto de 1968 com a fundação da UMES – União Mourãoense dos Estudantes Secundatistas. Na verdade foi cerca de 12 anos antes. Veja.

O movimento estudantil em Campo Mourão surgiu oficialmente no dia 19 de Maio de 1956 com a fundação do GLECA – Grêmio Lítero Esportivo Barão de Cerro Azul, do Ginásio Estadual de Campo Mourão, que depois passou a se chamar Grêmio Lítero Esportivo Castro Alves.

Mais tarde foram criados o GESI – Grêmio Estudantil Santo Inácio, em 11 de Agosto de 1965, grêmio este que representava os estudantes do Colégio Comercial e o GDGD – Grêmio Dulcéia Gomes Delatre da Escola Normal de Grau.

Nesse momento havia uma hegemonia do movimento por parte dos integrantes do GLECA e mais tarde do GESI. Sendo assim, demorou esses 12 anos para o amadurecimento da idéia de se fundar uma entidade municipal que congregasse todos os estudantes do município.

É certo que a mudança da situação política no país contribuiu com o amadurecimento da idéia. O golpe de 64 e depois o AI-5 forçaram os estudantes a partir para uma luta mais unificada.

Mas isso é história para outro dia. Aqui contamos os primeiros passos do movimento estudantil em Campo Mourão e suas entidades.

Fonte: Livro – UMES 35 Anos, Uma Rebeldia Consequente.
de minha autoria, Raisa Luisa e Darwin de Assis.

Publicação em 2004.

6 Comentários

6 Comments

  1. Paulo

    24 de setembro de 2010 às 12:53

    Esses movimentos estudantis não fazem nada de benéfico para os estudantes, São movimentos com cunho politico apenas.

  2. killer niche

    22 de outubro de 2010 às 6:40

    Great read! I have one particular recommendation for your site. It seems like there are several cascading stylesheet troubles when launching several webpages in google chrome and safari. It is operating fine in internet explorer. Possibly you could double check that. I have just book-marked this post on reddit.com to get some more visitors to your web-site.

  3. club penguin cheats

    22 de outubro de 2010 às 22:30

    Your posts always have much of really up to date info. Where do you come up with this? Just saying you are very imaginative. Thanks again

  4. Marcela

    10 de novembro de 2010 às 10:35

    Acho válido todo tipo de manifestação e mobilização estudantil, isso contribui para o fortalecimento da democracia como um todo, junto com a discussão e a busca por direitos dentro desse tipo de classe é que o crescimento do conhecimento e o seu devido valor será dado e reconhecido frente a sociedade e o Estado. Parabéns as instituições tanto de ensino público como de privatos por incentivas e dar abertura as classes estudantis.

  5. Caio

    10 de novembro de 2010 às 11:43

    Pode até parecer que os movimentos estudantis estão diminuindo ou sendo menos radicais, mas acredito que hoje não são tão vistos, pois exite uma liberdade bem maior de atuação dos mesmos, por isso, não são tão evidenciados pela imprensa.

  6. WILSON COLARES DA COSTA

    14 de novembro de 2010 às 18:44

    Como faço para aquirir um exemplar da obra: UMES- 35 ANOS DE REBELDIA CONSEQUENTE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença