conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Outubro Rosa será aberto nesta quarta com preventivos e atendimento até 20h30 nas UBS

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão vão prestar atendimento especialmente dedicado às mulheres nesta quarta-feira (02), até às 20h30, na abertura da campanha Outubro Rosa, voltado a ações preventivas ao público feminino. Além de agendamento de consultas, serão realizados testes rápidos, exames preventivos do câncer do colo do útero e de mama e atendimento em geral.

Os exames de citologia oncótica são para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual e também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Para fazer o exame é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. No caso do exame do colo do útero, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) 48 horas antes e não estar no período menstrual.

A coordenadora geral do Programa Estratégia Saúde da Família, Suelen Lima, ressalta que o diagnóstico do câncer de mama na fase inicial tem um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura. “Mulheres fora da faixa etária de 50 a 69 anos, com risco elevado de câncer de mama, devem procurar atendimento médico para avaliação”, recomenda Suelen.

Ela revela que a procura por esses exames de prevenção tem ficado abaixo do esperado. No primeiro semestre deste ano foram realizados 3.356 exames preventivos do câncer de colo de útero e 1.179 mamografias. “É importante que as mulheres se conscientizem da importância de se prevenirem, pois são exames oferecidos gratuitamente na rede pública”, completa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença