Campo Mourão Saúde Todos

Outubro Rosa será aberto nesta quarta com preventivos e atendimento até 20h30 nas UBS

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão vão prestar atendimento especialmente dedicado às mulheres nesta quarta-feira (02), até às 20h30, na abertura da campanha Outubro Rosa, voltado a ações preventivas ao público feminino. Além de agendamento de consultas, serão realizados testes rápidos, exames preventivos do câncer do colo do útero e de mama e atendimento em geral.

Os exames de citologia oncótica são para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual e também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Para fazer o exame é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. No caso do exame do colo do útero, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) 48 horas antes e não estar no período menstrual.

A coordenadora geral do Programa Estratégia Saúde da Família, Suelen Lima, ressalta que o diagnóstico do câncer de mama na fase inicial tem um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura. “Mulheres fora da faixa etária de 50 a 69 anos, com risco elevado de câncer de mama, devem procurar atendimento médico para avaliação”, recomenda Suelen.

Ela revela que a procura por esses exames de prevenção tem ficado abaixo do esperado. No primeiro semestre deste ano foram realizados 3.356 exames preventivos do câncer de colo de útero e 1.179 mamografias. “É importante que as mulheres se conscientizem da importância de se prevenirem, pois são exames oferecidos gratuitamente na rede pública”, completa.


Deixe um comentário