conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

‘Pense Matemática’ no Colégio Integrado reúne aprendizado e diversão

(Crédito: Jonathan Santos)

Uma ferramenta desenvolvida para aproximar a temida matemática ao cotidiano das pessoas. Essa é a proposta do “Pense Matemática”, programa utilizado pelo Colégio Integrado desde o começo do ano letivo, que tem dado resultados positivos. A ferramenta da Positivo Tecnologia Educacional reúne uma série de recursos pedagógicos, especialmente desenvolvidos para encantar e fazer com que os alunos tenham maior empatia com a matemática.

A matemática é vista como um bicho de sete cabeças e algo difícil de ser compreendido para grande parte da população. De acordo com a diretora do Colégio Integrado, Ana Paula Previate, o programa utiliza situações do cotidiano para aproximar o aluno da disciplina. “A ideia principal do Pense Matemática é desmistificar a disciplina, mostrando ao aluno onde ele pode e deve utilizar a matemática no dia a dia. Os resultados têm sido extremamente positivos, não só para os estudantes como para os pais, que têm nos dado um retorno muito importante sobre como os filhos estão gostando mais de estudar matemática em casa”, explica Ana Paula.

No Integrado, o Pense Matemática foi implantado no início no ano letivo de 2018 e já é um sucesso. Ele atinge grande parte dos alunos, já que do Grupo 4 até os estudantes do 9º ano do Fundamental II participam das atividades. Para cada faixa etária há uma atividade específica. “Nós trabalhamos utilizando situações do cotidiano, então para cada idade há uma atividade diferente, pensada exatamente para a faixa etária. Os alunos trabalham as atividades em sala, com os professores, em casa através das tarefas na plataforma digital e ainda há competições entre os alunos que utilizam a ferramenta, ou seja, é um programa completo”, garante Ana Paula Previate.

As aulas são realizadas uma vez por semana e não há custos aos alunos, já que as atividades são desenvolvidas durante as aulas. Para a professora Carolina Ribas Pardini de Oliveira, o Pense Matemática envolve não só as questões relacionadas à disciplina, mas atinge os estudantes de maneira mais ampla. “Com essas atividades, os alunos acabam trabalhando, de maneira mais lúdica e dinâmica, as operações matemáticas, a criatividade e a lógica. Em vez daquela aula padrão, com lousa e caderno, eles acabam desenvolvendo praticamente a mesma coisa, aprendendo de maneira mais divertida e prazerosa, o que faz com que eles passem a gostar ainda mais da matemática, que é o objetivo do programa”, diz Carolina.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença