conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Pesquisa aponta que apenas 2,4% dos jovens no Brasil querem ser professor

Uma pesquisa organizada pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico revelou um número preocupante. Apenas 2,4% dos jovens brasileiros com 15 anos querem seguir a carreira de professor.

O número é ainda menor do que o verificado há 10 anos, quando apenas 7,5% tinham interesse na docência. O estudo apontou duas importantes razões para o cada vez mais baixo interesse de jovens na profissão de professor: pouco reconhecimento social e os baixos salários.

O estudo apontou um outro dado interessante. Quanto menor a escolaridade dos país, maior é a proporção dos interessados na carreira.

Boa parte dos professores no exercício de sua função desencoraja seus alunos a seguirem a profissão. Os docentes que não são valorizados e passam por nível de estresse muito grande, não indicam a sua função para os seus educandos.

O resultado é reflexo de um sistema educacional que não valoriza o professor. Os salários são baixos e as grandes pressões sociais acabam por estourar em sala de aula o que levam os professores a um desgaste grande.

Nenhuma grande proposta de alteração importante nesta estrutura é debatida. Os salários continuam defasados, as escolas com poucos recursos e sem equipamentos necessários e o número de alunos em sala (apesar da mudança demográfica) continua sendo grande.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença