conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

PGR denuncia Jair Bolsonaro pelo crime de racismo

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

A Procuradoria Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal o Deputado Federal e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), pelo crime de racismo.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se baseou em uma palestra dada por Bolsonaro no Clube Hebraica do Rio de Janeiro em abril do ano passado. Na ocasião, o Deputado disse a seguinte frase: “Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí. […] Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gastado com eles”. Arroba é a medida usada para pesar animais.

De acordo com a Procuradora, a conduta de Bolsonaro é inaceitável, ainda mais por se tratar de um Deputado. Dodge ainda aformou que o parlamentar violou a Constituição.

O crime de racismo é imprescritível e inafiançável e, se condenado, pode pegar pena de 1 a 3 anos de prisão além de multa. Na denúncia, a PGR pede o pagamento de multa de R$ 400 mil reais por danos morais coletivos.

A defesa do Deputado afirmou que considera a denúncia um movimento político e que a acusação é “completamente vazia”.

Réu em outro processo no STF

Jair Bolsonaro já é réu em outro processo que está no Supremo. Neste processo, Bolsonaro é acusado de apologia ao crime de injúria e também a injúria.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença