conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Presidente da Comcam participa de evento  do MP sobre Portal da Transparência 

A presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, participou nesta quarta-feira (20) de um encontro na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, que debateu questões relativas aos Portais da Transparência e Licitações. O procurador jurídico da Comcam, Silvio Zamora, e a secretária executiva da entidade, Bianca Zamora, também participaram da reunião.
Com o tema “Transparência na Visão do Povo”, o encontro reuniu presidentes de associações de municípios, procuradores jurídicos e secretários executivos das entidades regionais. Durante o evento, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotoria do Patrimônio Público, Bruno Sérgio Galati, afirmou que leis obrigam os municípios a oferecer à sociedade informações das prefeituras em meios eletrônicos e na internet. Segundo ele, a utilização do portal padronizará as informações prestadas, proporcionará o acesso simplificado destes dados à população e, ainda, evitará que os municípios tenham que responder em Juízo o não atendimento ao previsto na lei.
“Não é o caso de mera punição, isso não resolve as questões da administração pública. O processo é mais complexo como a tecnologia e treinamento. Hoje é um projeto de diálogo com segurança pública do que se está fazendo. O que pretendemos é facilitar o meio de comunicação para população”, afirmou o promotor.
A presidente da Comcam e prefeita de Farol, Angela Kraus (PSDB), elogiou a iniciativa do Ministério Público. “A Comcam apóia e acompanha esta iniciativa do Ministério Público Estadual por razões óbvias: a ferramenta possibilita à sociedade o acompanhamento em tempo real do que a administração pública está fazendo pelo município”, comentou. Segundo a prefeita, a exemplo, o portal da transparência de Farol, passou por algumas modernizações, facilitando o acesso da população às informações.
Durante o encontro, Angela cobrou do MP a padronização dos portais para que os prefeitos e municípios não sejam prejudicados com sanções. “As exigências precisam ser mais objetivas, o que tem que realmente colocar no portal item por item e o que podemos fazer de concreto para conseguir a padronização desses portais”, comentou. Ela disse ainda que principalmente em municípios menores a mão de obra técnica é difícil e que as prefeituras precisam qualificar seus profissionais. “Para contratarmos profissionais de fora fica inviável”, observou.
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença