conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Preventivos do câncer do colo de útero e de mama neste sábado em Campo Mourão

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão estarão abertas neste sábado, das 8 às 17 horas, para mais uma campanha preventiva do Câncer do Colo do Útero e de Mama. Além de exames de citologia oncótica em mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos.

“O diagnóstico do câncer de mama na fase inicial tem um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura”, ressalta a coordenadora geral do Programa Estratégia Saúde da Família, Suelen Lima. Ela recomenda que mulheres fora da faixa etária de 50 a 69 anos, com risco elevado de câncer de mama, procurem atendimento médico para avaliação.

Para fazer o exame é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. No caso do exame do colo do útero, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) 48 horas antes e também evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nesse período. Outra recomendação é que não esteja no período menstrual.

No primeiro semestre de 2019 foram realizados 3.356 exames preventivos do câncer de colo de útero e 1.179 mamografias. “A procura por esses exames de prevenção está abaixo do esperado. É importante que as mulheres se conscientizem da importância de se prevenirem, pois são exames oferecidos gratuitamente na rede pública”, completa Suelen.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença