conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Procon adere ao Dia D de Combate ao Empréstimo Abusivo

Uma ação nacional de combate ao empréstimo abusivo será realizada nesta quarta-feira (09) pela Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil). O Procon de Campo Mourão aderiu ao Dia D que visa difundir o trabalho de orientação aos consumidores, bem como fiscalização em financeiras e correspondentes bancários.

“Em Campo Mourão temos recebido também várias reclamações sobre financeiras que influenciam, especialmente os aposentados, a contraírem empréstimos, muitas vezes com juros abusivos e com isso não é raro surgirem muitos casos de superendividamento”, ressalta a secretária executiva do Procon, Jurema Portes.

Segundo ela, nesse dia D, o Procon vai priorizar o atendimento a consumidores que estiverem enfrentando essa situação. Ela lembra que os aposentados são os mais vulneráveis ao assédio de instituições que oferecem crédito. “Muitas dessas empresas concedem empréstimo e acabam seduzindo, especialmente as pessoas idosas a dívidas desnecessárias”, acrescenta.

O objetivo do Dia D é alertar sobre os riscos de contratar empréstimos e orientar os consumidores a ficarem atentos aos contratos assinados, ofertas por telefone e como proceder em caso de irregularidades. O Procon Brasil enviou uma nota técnica orientando os órgãos municipais sobre os procedimentos que devem adotar nesta data.

A orientação ao consumidor é o cadastramento de todos os telefones nos bloqueios de telemarketing; antes de contratar um empréstimo conversar com um familiar e avaliar a real necessidade; manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar; e, em caso de dúvidas buscar apoio do Procon.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença