Campo Mourão Todos

Procon adere ao Dia D de Combate ao Empréstimo Abusivo

Uma ação nacional de combate ao empréstimo abusivo será realizada nesta quarta-feira (09) pela Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil). O Procon de Campo Mourão aderiu ao Dia D que visa difundir o trabalho de orientação aos consumidores, bem como fiscalização em financeiras e correspondentes bancários.

“Em Campo Mourão temos recebido também várias reclamações sobre financeiras que influenciam, especialmente os aposentados, a contraírem empréstimos, muitas vezes com juros abusivos e com isso não é raro surgirem muitos casos de superendividamento”, ressalta a secretária executiva do Procon, Jurema Portes.

Segundo ela, nesse dia D, o Procon vai priorizar o atendimento a consumidores que estiverem enfrentando essa situação. Ela lembra que os aposentados são os mais vulneráveis ao assédio de instituições que oferecem crédito. “Muitas dessas empresas concedem empréstimo e acabam seduzindo, especialmente as pessoas idosas a dívidas desnecessárias”, acrescenta.

O objetivo do Dia D é alertar sobre os riscos de contratar empréstimos e orientar os consumidores a ficarem atentos aos contratos assinados, ofertas por telefone e como proceder em caso de irregularidades. O Procon Brasil enviou uma nota técnica orientando os órgãos municipais sobre os procedimentos que devem adotar nesta data.

A orientação ao consumidor é o cadastramento de todos os telefones nos bloqueios de telemarketing; antes de contratar um empréstimo conversar com um familiar e avaliar a real necessidade; manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar; e, em caso de dúvidas buscar apoio do Procon.


Deixe um comentário