conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Procon alerta comércio sobre lei que obriga preços em vitrines

O Procon de Campo Mourão alerta aos responsáveis por estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços sobre a obrigatoriedade de afixação de preços em produtos expostos nas vitrines ou no interior das lojas. A exigência está contemplada na Lei Federal nº 8.078/90 e no decreto federal 2.181/97.

A secretária executiva do Procon, Jurema Portes, informa que nos próximos dias agentes do órgão de defesa do consumidor vão visitar o comércio para fiscalizar. “Temos recebido várias denúncias de que muitas lojas não cumprem a legislação e por isso vamos adotar as providências previstas em lei”, reforça a secretária. Ela lembra que a legislação também prevê multa aos infratores.

Apesar da ênfase nas vitrines, todos os produtos e serviços ofertados no interior do estabelecimento devem conter os preços bem visíveis. A secretária relaciona ainda outros itens do direito de informação dos consumidores, como o número do Procon (1512) afixado em local de fácil visibilidade, bem como um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e acessível.

Outra orientação é a obrigatoriedade de informar o valor total do produto e não apenas o número de parcelas, o que obriga o consumidor a fazer o cálculo. “Nossa intenção não é punir, mas garantir o direito de informação ao consumidor”, completa Jurema. No ano passado, o Procon enviou ofício à Acicam alertando sobre o tema e também realizou operações de fiscalização.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença