Todos

Proposta de reposição do governo choca servidores estaduais

Foto: João Paulo Vieira/APP-Sindicato

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou para a imprensa na manhã dessa quarta, 3, uma proposta de reposição salarial para os servidores estaduais de 5,09% para o quadriênio 2019-2022.

A proposta do poder executivo estadual veio após oito dias de greve dos servidores que vem ganhando mais adesões conforme o tempo passa. No entanto, o governo optou por chamar a imprensa e não os representantes dos servidores algo que foi muito criticado pelos líderes da categoria.

Os servidores reivindicam a reposição salarial dos últimos 12 meses, algo em torno de 4,94%. De acordo com a categoria, as perdas dos últimos anos sem reajuste são de 17%.

De acordo com a categoria, o valor apresentado pelo governo vai causar uma defasagem ainda maior e penalizar o servidor público. Para 2019, por exemplo, a proposta de reposição é de 0,5%. Nos próximos anos será de aproximadamente 1,5%, mas com condicionantes apontadas pelo governo.

Os servidores deverão se reunir para discutir a proposta mas, de acordo com o apurado pelo Blog do Raoni, a tendência é de não aceitar a oferta da maneira como está.


Deixe um comentário