conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Reforma Trabalhista entra em vigor neste sábado. Confira alguma mudanças

Entra em vigor neste sábado, 11, a Reforma Trabalhista do governo Michel Temer (PMDB). A Reforma, que foi aprovada no Congresso, é defendida por diversos setores empresariais mas rechaçada por sindicatos e pela maioria dos trabalhadores. Governo afirma que mudança na legislação ajudará a gerar empregos. Setores contrários a Reforma afirmam que nova lei retiram direitos dos trabalhadores.

Confira alguns pontos mudados pela nova legislação:

Trabalho Intermitente

A reforma flexibiliza e cria novas formas de contratar funcionários. A mais diferente dos modelos atuais é a contratação para “trabalho intermitente”. Nela, a empresa paga por hora trabalhada, sem a necessidade de se estipular um período mínimo para o acordo.

Justiça do Trabalho
Enfraquece o Poder Judiciário e afasta dessa instância a possibilidade de solucionar conflitos a partir de outras fontes do direito, dentre as quais os princípios do Direito do Trabalho, os costumes, os tratados e convenções internacionais e a própria jurisprudência. Pela nova lei, o cálculo de indenizações por dano moral será feito com base no salário do funcionário. Isso significa que se duas pessoas com salários diferentes sofrerem o mesmo assédio, o ressarcimento pelo dano será maior para quem ganha mais. Alguns juristas afirmam que esse medida é inconstitucional.

Terceirização
Liberada a terceirização nas atividades-fim. Estatísticas apontam que o trabalhador terceirizado é a principal vítima de acidentes de trabalho, trabalha mais e ganha menos do que o trabalhador contratado diretamente.

Permite grávidas em local insalubre
A lei diz que fica a critério do médico, através de atestado, recomendar ou não o afastamento da trabalhadora grávida de local insalubre. No texto anterior, a mulher grávida era afastada, em todo o período da gestação, ”de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres, devendo exercer suas atividades em local salubre”.

Transporte

As empresas que fornecem transporte não são mais obrigadas a contar o período de deslocamento como hora trabalhada. O horário mínimo de almoço passa de 1 hora para 30 minutos. Nesse caso, o funcionário pode ir embora meia hora mais cedo.

Demissão

Uma das grandes mudanças é o chamado distrato, um acordo entre a empresa e o funcionário para o rompimento do contrato. Caso o empregador queira demitir e o empregado concorde, ele receberá, na demissão consentida, apenas parte dos direitos: metade do aviso prévio e metade da multa do contrato. Ele terá direito normalmente a férias e a 13º salário proporcionais, mas fica sem poder acessar o seguro desemprego.

Negociado sobre o legislado

Esse é um dos pontos mais polêmicos e que podem colocar o trabalhador em dificuldade. A nova Lei permite que trabalhadores e empregadores firmem convenções coletivas de trabalho que reduzam direitos estabelecidos em lei. Da mesma forma, a lei permite que acordos possam prevalecer sobre convenções coletivas. É claro que há casos de empresários que procuram ser justos e se preocupam com seus funcionários, mas é inegável a falta de equilíbrio nessa negociação, tendo em vista que existe um dos lados que é um elo mais fraco: o do trabalhador.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença