conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Restaurante Universitário da UEM voltou a funcionar.

Hoje o RU funcionou normalmente. Foto do Maringá, Maringá.

Hoje, terça feira, o Restaurante Universitário da UEM voltou a funcionar. Tudo como antes, inclusive as filas. Parecia que nada tinha acontecido.

Bom, procurei me informar durante todo dia, sobre o desfecho dos acontecimentos e agora passo a vocês leitores aqui do blog.

O RU voltou a funcionar hoje porque, segundo dois funcionários com quem conversei, as duas principais reinvindicações dos trabalhadores foram aceitas pela Reitoria da Instituição. A primeira delas era a exoneração do chefe do setor. A segunda o pagamento das horas trabalhadas a mais para poder ser servido café da manhã e almoço no sábado. Essa última cabe um adendo muito bem levantado pelos leitores aqui do blog no último post. A UEM cortou essa hora extra devido ao corte de verbas feita pelo Governo do Estado que afetou a UEM. Assim esse direito adquirido quase foi perdido pelos funcionários.

Quanto as demais demandas solicitadas pela carta enviada pelo DCE a Reitoria (clique aqui para ver a carta no sitio da Movimente-se) essas, ainda não foram atendidas, ou como foi informado por telefone no DCE a esse blogueiro, “ainda nada de concreto”. De positivo para os estudantes, apenas uma reunião com a pró-reitora de recursos humanos, que temporariamente responde pela chefia do RU, para tratar do cardápio. Podemos e esperamos um avanço nesse sentido.

Portanto, os funcionários já conseguiram suas principais reinvindicações. Os estudantes ainda não. (pelo menos voltamos a ter suco).

É claro que estar do lado dos funcionários é certo, e o DCE acertou nessa. Correu um risco grande de ser responsabilizado pelos estudantes por uma possível paralisação maior do RU, (devido ao pula-catraca de sábado) caso essas principais reinvindicações não fossem atendidas. Risco, diga-se de passagem, desnecessário (atitude passível de melhor avaliação) e injusto, tendo em vista que a responsabilidade por toda essa situação é a falta de investimento em educação. Oferecer uma alimentação saudável, sob o ponto de vista nutricional e um tratamento digno é uma obrigação do Estado e os estudantes não estão cobrando mais que nosso direito.

Outra coisa importante que devo comentar aqui, é que o DCE enquanto representante dos estudantes deve procurar convencer a sociedade da justiça dos pedidos feitos e por isso se preocupar na forma em que vai se comunicar com as pessoas que vivem fora do mundo acadêmico. Uma entrevista vinculada ontem pela RPC TV com um membro do DCE virou chacota em várias rodas e motivo de piada pela cidade hoje como pude acompanhar. Não vou entra no mérito da questão, apenas fica uma dica…

Por fim espero mesmo que os funcionários não abandonem a luta agora que tiveram seus pedidos principais atendidos e deixem a luta na mão apenas do DCE para as demais demandas. Alias, os estudantes, (nós) temos que aprender a ter objetivos táticos e objetivos estratégicos pra que sempre nessas lutas possamos avançar em algum ponto.

Bom, continuarei de olho nessa questão, e a disposição para ajudar aqueles que hoje estão na luta pela melhoria do RU.  

Só uma perguntinha para encerrar: e a  nutricionista do RU? Steak e Hamburguer ? Comprou o diploma onde?

Deixe sua opinião. O debate é sempre bem vindo!

5 Comentários

5 Comments

  1. Mariana Diniz

    30 de março de 2011 às 0:30

    Parabens blogueiro Raoni ,excelente cobertura,pude acompanhar por aqui e vi que havia preocupação com a realidade dos fatos, embora tenha uma opinião e posição politica.como todo cidadao consciente deve ter ,mostrou que respeita a todos, que tem ética,materias com teor jornalistico como se deve ser .Quanto ao fato do RU em questao,suas condiçoes ,ainda frageis e precarias,voltou a cumprir sua função ,servir alimentação aos estudantes da UEM . Agora penso que deve-se seguir em frente com a luta de uma alimentação saudavel, condiçoes dignas de trabalho aos funcionários,compromisso da Reitoria e sobretudo avançar nas lutas gerais ,sem trégua aos governos, Educação publica,sim, com dignidade e muita qualidade! Compromisso efetivo do governo com aumento do percentual de verbas para a Educação ! Vamos seguir acompanhando o Blog.

  2. Amanda Gouveia

    30 de março de 2011 às 8:56

    Adorei o texto. Concordo com você, e espero também que haja alguma melhoria para os estudantes da UEM

  3. VALMIR CORREA

    31 de março de 2011 às 15:38

    Ola, td bem,blz então!
    Bom gostaria de convidar vc Raoni pra nos fazer uma visita aqui no Ru e connhecer a minha realidade de muitos anos.Infelismente pra vc eu me formei na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA em NUTRIÇÃO e meu nome é VALMIR, tenho 2 pós aqui na UEM e ja fui docente aqui na UEM também e estou aberto ao diálogo e não uma insinuação no tipo que voce deu sem saber a realidade aqui nesse setor.Mas como um leigo em informação correta acha que vc deva blogar tudo que chega a vc.Sinto muito.Porém eu mais que todos gostaria como sempre de mudar mesmo a realidade desses setor e dar uma alimentação verdadeiramente correta aos usuarios de forma geral, mas o RU é direcionados vcs sabem por quem?
    Reflexão!!!!!!
    Um abraço

  4. Raoni

    31 de março de 2011 às 17:04

    Bom, para quem acompanha o BLOG sabe que não costumo responder aqui nos comentários, mas acho que dessa vez não só posso como devo.

    Olá Valdir, muito prazer em conhece-lo. Fico muito feliz de enfim poder falar contigo (nem que seja via blog). Agradeço e aceito o seu convite para visitar as instalações e as suas condições de trabalho. Alias tentei conhecer as suas condições de trabalho e o senhor durante todo o ano de 2010 para debater sobre o cardápio do RU, mas infeliZmente, parece que não foi possível ou não quiseram, ou talvez não fosse o senhor, não sei. Só sei que nunca me foi possível entrar diretamente em contato com o responsável. Sem poder conversar com o nutricionista do RU conversei com outros, TODOS unanimes em dizer que o cardápio do RU tem falhas. Inclusive conversei com os nutricionistas do Restaurante Popular, muito mais acessíveis.
    Fico feliz por ter se formado na UFPR. Como disse antes eu realmente gostaria de poder ter acesso ao senhor para poder dar a sua versão e tentei faze-lo muitas vezes, mas só agora inesperadamente recebi um sinal de que o senhor realmente existe. Apesar do que diz procurei me informar bastante sobre os acontecimentos para poder blogar. Tanto que há semanas atrás já tinha falado sobre essa situação aqui. InfeliZmente, pra você, parecia que apenas o nutricionista do RU era uma figura distante. Que bom que não é mais.
    Já que apareceu por aqui, gostaria de saber algumas informações do senhor: 1 – O senhor é nutricionista concursado pela UEM para trabalhar no RU ou em algum outro setor da UEM?; 2 – O senhor fez uma acusação em seu comentário, dizendo que o RU é direcionado. Por quem?; 3 – O senhor acha certo servir Steak ou hambúrguer?; 4 – Se o senhor acha o cardápio falho e direcionado, porque o senhor assina o mesmo dando então um laudo técnico? Pois se o senhor assina assumi a responsabilidade e será cobrada por ela, infeliZmente para o senhor. (Como estou cobrando).
    Fico feliz que quer mudar a realidade e que enfim apareceu para dizer isso. Saiba que estou a disposição para ajudar e se precisar de algo e só falar. A única coisa que não pode ser dita é que nunca procurei o nutricionista do RU, porque tenho dezenas de testemunhas que comprovam isso.
    Abraços fraternos
    Raoni.

  5. VALMIR CORREA

    31 de março de 2011 às 20:39

    Ola Raoni,…!!
    Respondendo seus perguntas, sou o VALMIR, desculpa mas nunca chegou ao meu conhecimento sua intenção de conversar comigo, infelizmente!! Sou concursado sim e faz 20 anos para o RU especificamente.Porém sou funcionário da UEM a princípio. Sempre fico no escritório do RU o qual tem o ramal 4133 e meu horário na UEM é das 7:00 as 16:00 de segunda a sexta.Sou muito acessível como sempre.Que pena que vc não conversou com as pessoas certas .Gosto de ser discreto e não gosto de polémicas. Não fiz acusação, só comentei para refletirem que aqui no RU não dependemos so do nutricionista , chefe de divisão ou funcionários, dependemos de questões políticas e orçamento governamental para liberar todas as licitações do setor, porém estávamos em moratória orçamentária do Estado ,a UEM já estava sem verba no geral.Exemplo; quero fazer uma opção vegetariana ou uma guarnição todo dia como em muitas universidades mas não tenho apoio pq sempre dizem que não tem funcionários suficientes para fazer cardápios diferenciados. Respondendo sua 3ª questão: devido a questões interna tenho que ter um cardápio facil de ser elaborado pelos funcionário pq muitas vezes estão sobrecarregados …. e com isso , diminue as filas com Steak e Hamburger, porém desde final do ano passado ficou combinado que não teremos mais esses cardápios. Devido a falta de estrutura não consigo ter outras preparações.Porém o importante é servir aos usuários uma refeição porque funcionário e estudantes(3650/dia) contam com o RU e não podemos deixar essas pessoas na mão por falta de estrutura, por isso que eu assino.
    Preciso sim da sua ajuda e qualquer ajuda sempre é bem vinda para melhoria do setor e uma melhor alimentação.
    Tenho hoje dois projetos com alunos da UEM: um com ciência da computação para informatizar o setor agilizando as filas e outro com a eng química para dinamizar a estrutura do setor.No entanto são projetos que não depende só de nós.
    Gostaria de conversar com vc também sobre outros assuntos pertinentes ao setor.Qdo vc tiver tempo meu ramal esta acima. Estou sempre a disposição para qualquer um que me procurar.
    Sou um profissional e aceito críticas e sugestões e meu e-mail esta disponível: [email protected].

    Um abraço
    Valmir – Nutricionista do RU da UEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença