Todos

Reunião na Comcam discute destinação final do lixo

Foto: Assessoria Comcam

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (3), entre prefeitos da região, discutiu a destinação de resíduos sólidos nos municípios. O encontro aconteceu na sede da Comcam e contou a presença de representantes da empresa Vitalink, de Ponta Grossa.

Durante a reunião, a sócia-proprietária da Vitalink, Patrícia Tuma Hilgemberg, discutiu com os prefeitos algumas tecnologias de destinação final do lixo. No encontro, ficou definido que os municípios farão o levantamento da quantidade de resíduos produzidos para que a empresa apresente, baseado nos dados, um plano de viabilidade técnica com uma solução eficiente e sustentável para a região para a destinação final de resíduos sólidos.

 “Como os municípios tem muita dificuldade de tratar o lixo de forma adequada e sustentável e deficiência na parte econômica, é um gargalo hoje no poder público você poder tratar o lixo com eficiência. Nós procuramos a Funasa (no Ministério da Saúde) para que a gente pudesse viabilizar este projeto de destinação adequada através de tecnologia. Hoje há no mercado existe várias tecnologias, mas cada uma com a especificidade de cada município”, comentou Patrícia.

De acordo com a presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, o lixo é hoje uma das principais preocupações dos prefeitos, principalmente após a sanção da lei 12.305/2010, cobrada desde 2014 pelo Ministério Público para que os municípios cumpram a mesma. “Os promotores estão cobrando uma vez que o lixo não sendo tratado de forma adequada impacta na saúde da população de uma forma absurda”, comentou.

 Angela lembrou que o lixo gera afluente (chorume), que se não for tratado de forma adequada segue para o lençol freático, contaminando a água utilizada pela população para consumo. “Ficou acordado que os municípios irão passar as informações básicas à empresa, como quantidade de resíduos que cada um gera, forma da disposição final para a empresa trabalhar em um plano de viabilidade técnica e operacional e econômica deste projeto e apresentar aos prefeitos, definindo a melhor tecnologia a ser implementada na Comcam para destinação final do lixo”, acrescentou a prefeita.

Presentes

Participaram da reunião os prefeitos Tauillo Tezelli (Campo Mourão); Wilson Carlos de Assis (Iretama); Sueli Silva (Rancho Alegre do Oeste); Julio Frare (Peabiru); Rogério Rigueti (Engenheiro Beltrão); Carlos Caxão (Corumbataí do Sul); e a presidente da Comcam, Angela Kraus, prefeita de Farol.

 

Com informações da Assessoria Comcam


Deixe um comentário