Todos

Saúde define ações da campanha Novembro Azul

 

A Secretaria Municipal de Saúde vai reforçar os cuidados com a saúde do homem em celebração ao Novembro Azul. A campanha visa principalmente combater o câncer de próstata por meio do incentivo à realização periódica dos exames em busca de diagnóstico precoce.

As ações serão deflagradas a partir desta quinta-feira (9), com orientações para grupos de hipertensos e diabéticos (Hiperdia) nas unidades de Saúde dos jardins Modelo e Cohapar. Na sexta (10), o mesmo trabalho será realizado na UBS do Jardim Tropical. As orientações para os grupos de Hiperdia terão sequência nas demais unidades até o fim do mês.

Segundo a chefe do Departamento de Serviços e Ações em Saúde, Camila Corchak, também estão programados testes rápidos, verificação de Pressão Arterial e Glicemia. “Durante todo o mês de novembro será solicitado exame de Antígeno Prostático Especifico (PSA) em todas as unidades básicas de saúde para pacientes acima de 40 anos”, afirma Camila.

No sábado (11), a equipe do NASF vai realizar atividades na Praça São José, com orientações, testes rápidos, verificação de Pressão e testes de equilíbrio em parceria com os alunos de fisioterapia da Faculdade Unicampo.

Para o dia 14 (terça-feira), os estagiários do Curso de Técnico de Enfermagem do Colégio Marechal Rondon farão orientações e entrega de panfletos. No dia 22, na UBS do Jardim Cidade Nova, está prevista palestra com a fisioterapeuta Ana Fernanda Vecchi.

CAPS II – Pacientes em acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) também serão atendidos pela campanha Novembro Azul. No dia 14, às 8 horas, o médico urologista Eufânio Saquetti vai ministrar uma palestra, bem como solicitação de exames de PSA aos homens acima de 40 anos. Dia 22, às 13h30, haverá teste rápido e atividades recreativas. O encerramento da campanha, dia 29, será com sorteio de brindes.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Apenas no Paraná são estimados cerca 5 mil casos para 2017. Os exames estão disponíveis na rede pública de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito, é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da residência.


Deixe um comentário