conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Unespar reúne extensionistas no III Seunespar

A programação do III Seminário de Extensão e Cultura da Unespar (Seunespar) iniciou nesta terça-feira (22), em Paranavaí. A primeira atividade foi a palestra “A Política Nacional de Extensão e os desafios da curricularização” com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Marcos Antonio Cunha Torres.
Na solenidade de abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unespar, professor Armindo José Longhi, falou sobre a necessidade de tornar a extensão como ação permanente. “Neste processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação, nossa ideia é de que deixemos de atuar apenas como responsáveis pela execução de projetos pontuais. A extensão deve assumir a posição de algo permanente assim como a pesquisa. Queremos transformar os projetos em programas que não atendam grupos específicos, mas ao universal. Precisamos que a extensão seja uma política e o Seunespar é um momento para pensarmos isso e discutirmos os caminhos para a mudança”, disse ao público presente.
Como discursou o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, o Seunespar é um evento que contribui para que a própria comunidade da Unespar se conheça já que pessoas de todos os campi estão participando. “Ao estabelecer os laços pessoais, acreditamos que também encontram-se as afinidades políticas que podem se unir e fazer frente ao grande ataque que visa a destruição da universidade, do conhecimento acumulado e do conhecimento que está por vir”, provocou.
Afirmando que a universidade é o local de debate do conhecimento, da cultura e da inovação, o reitor enfatizou que o debate sobre a curricularização tem ampliado. Para ele, a discussão da extensão e da cultura não pode ficar de fora do processo de organização da universidade.
Segundo Aleixo, apenas no interior a Unespar impacta mais de 1 milhão de pessoas e 130 municípios do Paraná e estados vizinhos. Contando a capital e a região metropolitana, o número de pessoas que a universidade abrange ultrapassa os 3 milhões. Neste sentido, apontou que nenhuma universidade paranaense pública tem impacto como a Unespar. “Temos que deixar as pequenas ações e partir para projetos de alcance maior e mais densidade no tempo e no espaço ou não consolidaremos nossa universidade e não causaremos o impacto que a sociedade espera”.
Seunespar
O seminário, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), visa promover o debate crítico sobre a extensão universitária, fomentar a troca de experiências entre os diversos campi e divulgar as ações desenvolvidas na e pela universidade.
Nesta edição, a temática escolhida para o seminário é “Universidade, Currículo e Sociedade”. Além de palestras, os participantes estão envolvidos em atividades como rodas de conversas, oficinas e atividades artístico-culturais.
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença