Educação Todos

Vestibular Unespar: conheça a lista de obras literárias e inscreva-se

As obras literárias que os candidatos do vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) devem ler foram atualizadas. A relação completa foi divulgada pela Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) com o edital e manual do candidato.
Neste ano, serão exigidas cinco obras – uma a menos que no processo anterior. Entre os novos livros estão Iracema, de José de Alencar; e Pau Brasil. de Oswald de Andrade. Três permanecem as mesmas das outras edições: Lira dos 20 Anos (Álvares de Azevedo), Sagarana (Guimarães Rosa) e O Filho Eterno (Cristóvão Tezza).
A CCCV recomenda a leitura integral da obras. Além disso, no manual detalha que os candidatos devem conhecer noções sobre os gêneros literários, figuras de linguagem, elementos da narrativa, da poesia e da periodização literária.
Inscrições
O vestibular da Unespar está com as inscrições abertas até 12 de setembro exclusivamente em www.vestibular.unespar.edu.br. A instituição oferta 1.746 vagas para 67 cursos de graduação divididos entre os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Para quem deseja isenção, os pedidos deve ser formalizados até a próxima sexta-feira (25), seguindo as normas estabelecidas no edital do concurso.
Provas
Diferente das outras edições, as provas do vestibular serão aplicadas na quarta-feira, 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República. A decisão tem por objetivo não coincidir com a data do Enem que será em dois domingos.
As provas ocorrerão, simultaneamente, nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Os portões dos locais serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas terão início às 13h30 e serão encerradas às 19 horas.

Deixe um comentário